quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caindo na Real

Texto elaborado pelo Prof. Renã Leite Pontes e alunas da primeira série F e G da Escola de Ensino Médio Glória Perez, em Rio Branco-AC. O referido artigo foi publicado no Jornal-Mural da Escola.

...................Na escolha da profissão, é importante levarmos em conta
.................. a realização existencial
.................. que advêm da prestação de um serviço de excelência,
.................. em benefício do outro.



A palavra VOCAÇÃO vem do latim “vocatione”, termo substantivado que significa: escolha, talento, aptidão. A palavra em foco, pode ainda encontrar seu sentido etimológico no verbo, também latino, “vocare”, que traduzido, significa: chamar.
Mas, qual o significado da vocação para um indivíduo e as pessoas que o cercam?
Se observarmos adequadamente, usando disposição e método, veremos que as diferenças entre os indivíduos são objeto demonstrável: há quem goste de esporte e quem não goste de suar. Umas pessoas gostam de ler, outras não. Há pessoas que encontram satisfação em interagir com os semelhantes e, ainda, há aquelas que consideram a ação dialógica um “horror”, preferindo conduzir seu comportamento para uma perspectiva mais silenciosa e introspectiva.

De fato, são as diferenças e características psicofísicas dos indivíduos que vão definir a vocação do desempenho profissional. Vale destacar, que uma pessoa atuando na sua área de vocação, terá maior chance de desempenhar um bom papel em benefício da sociedade, porque realizará suas tarefas com prazer e pouca distinção entre trabalho e lazer.

Temos entendido que a vocação é nata nos indivíduos. Assim, o papel dos governos deveria ser o de apoiar e motivar toda criança, a fim de que ela pudesse desenvolver as ideias que traz... em benefício de todos.

Se estudarmos as diferentes áreas do conhecimento humano, veremos que as profissões são diversificadas e inúmeras. Eis alguns ramos: informática, engenharia, medicina, jornalismo, desporto, turismo, letras, história, enfim...

Portanto, para encontrar a verdadeira vocação, cabe ao aspirante do “mercado de trabalho”, responder - para si - alguns questionamentos que poderão orientá-lo na escolha acertada da profissão:

Você gosta de manter tradições e laços com o passado histórico da Humanidade?
Você é herdeiro de bens e quer uma profissão apenas para realizar-se, do ponto de vista existencial?
Você quer uma profissão para ganhar dinheiro?
Você é individualista ou gosta de trabalhar em grupos?
Pretende morar em cidade grande ou pequena?
Gosta de viajar ou trabalhar fixo?
Você tem predisposição para trabalho com máquinas?
Você gosta de trabalhar com números?
Você fala ou está encaminhado para falar proficientemente, dois, três ou mais idiomas?


A partir desta série de perguntas (e respostas) elaboradas, é possível rascunhar seu perfil. Se você gosta de viajar, por exemplo, talvez sua vocação seja para a área de turismo. Se você tem demonstrado interesse em administrar as finanças da sua casa, talvez se desempenhe bem na área econômica, administração de empresas, etc. Se gosta de falar com pessoas, talvez sua vocação seja para o magistério, psicologia, medicina ou área social. Uma pessoa que manifesta a “inteligência cinestésico-corporal” (conceito e definição do pesquisador norte-americano Howard Gardner, na sua Teoria das Inteligências Múltiplas), se dará muito bem na profissão de Professor de desportos ou treinador desportivo.

É uma pena que muitas pessoas só consigam acertar na "carreira", depois de passar por inúmeras profissões; pior ainda os casos das pessoas que dedicam a existência inteira a um ofício inteiramente distinto a sua "teia" de afinidade vocacional.

Sem afinidade, é impossível a Ética Profissional - manifesta através do saber fazer “... mais forte, perfeito [bonito] e melhor...”, conforme diz o verso de Roberto Carlos. Outro bom exemplo de trabalho “vocacionado” vem de São Domingos Sávio, quando disse: “Ser santo é cumprir bem os deveres e ser alegre”.

Por fim. Não é uma única pergunta que lhe trará a resposta definitiva a respeito da sua verdadeira vocação. Comece se informando com amigos próximos e parentes sobre suas profissões, pesquise, visite lugares, enfim, busque conhecer-se e conhecer o universo de formação profissional. Eis um bom começo para um bom encontro com a “chave” para descobrir sua identidade profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário