sábado, 23 de abril de 2011

Competências e Habilidades Pretendidas

Valorizar e praticar sistematicamente a educação física.
Recepcionar, dominar e receber a bola, nas diversas modalidades, servindo-se das diversas partes do corpo, com desembaraço e habilidade, realizando com perfeição os exercícios propostos pelo professor - com e sem a bola.
Realizar exercícios de dança de salão com  razoável coordenação motora, individualmente, com a dama (ou cavalheiro)  e em grupo.
Compreender e desvendar a lógica da dança para participar com desenvoltura de coreologias simples e mais elaboradas.
Demonstrar autonomia durante a prática das atividades desportivas, discutindo, modificando e respeitando as regras propostas e aceitas pelo grupo.
Reconhecer no diálogo e nas práticas pacíficas, maneiras eficazes de crescimento coletivo, adotando uma postura democrática - porém justa - a respeito de quaisquer problemas surgidos durante a prática esportiva.
Compreender o funcionamento do organismo humano de forma a reconhecer nas atividades corporais, elementos para melhoria da qualidade de vida e saúde individual e coletiva.
Desenvolver as noções conceituais das habilidades como força, velocidade, coordenação, equilíbrio, ritmo, flexibilidade, resistência, agilidade e descontração, aplicando-as em suas práticas corporais.
Adotar como prática cotidiana o uso de não violência e do diálogo como forma de mediação de conflitos mútuo crescimento coletivo.
Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo-a e valorizando-a, respeitando, prioritariamente, todas as diferenças.
Demonstrar melhoria da coordenação motora global e seletiva e demais aspectos relacionados a expressão corporal, equilíbrio dinâmico, formas de auto-controle e domínio do corpo físico.
Compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, respeitando os próprios limites e os dos demais.
Compreender os benefícios da Educação Física e sua importância para a qualidade de vida.
Amalgamar noções elementares da e ética desportiva (o competir com e não contra - “eu corpo” e não “meu corpo”, idade biológica, drogas e “doping”, etc.).
Compreender e praticar os princípios da profilaxia, demonstrar cuidados com o corpo e higiene pessoal.
Participar de jogos e atividades desportivas manifestando ética e respeito ao próximo.
Praticar, com interesse, exercícios diversos (exercícios abdominais, dorsais, para as pernas e braços e ginásticos, inclusive com dever de casa), adaptando os diferentes espaços da escola.
Participar com desembaraço de apresentações de dança de salão e coreologias , em momentos festivos - na escola.
Realizar trabalhos escolares de boa qualidade, expondo-os em painéis - na escola e/ou outros espaços.
Montar um cardápio individual, mensurando as calorias constantes e a qualidade dos alimentos consumidos.
Produção de vídeo pedagógico, explicando determinados processos pedagógicos para aprendizagem do movimento da dança.
Assistir e problematizar vídeos ligados ao esporte e EFE: “Boleiros”, “Um Domingo Qualquer”, “Vem Dançar”, “Dança Comigo”, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário