domingo, 12 de outubro de 2014

ANÁFORA: UMA NOVA CONSTITUIÇÃO COMO PRESENTE ÀS CRIANÇAS DO BRASIL



"Antes, eu não tinha esta voz incisiva e veloz, eu prendia a lentidão da dor, do desespero".
 Renã Leite Pontes
 ______________________________________
Escrevo este depoimento-carta pensando na Lis, uma menina linda, melhor, vibrante e cheia de vida, que bem merece herdar um mundo melhor das gerações que a precederam. No caso, de nós.
Neste dia dedicado as crianças, bem que o Brasil e os brasileiros mereciam uma nova Constituição (re)elaborada com a participação inteligente dos diversos segmentos da sociedade Brasileira. Nossa Constituição é da época da máquina de escrever. Estamos na era virtual, da Quântica e da Cibernética.
Não há como avançarmos para o patamar de uma NOVA POLÍTICA com LEIS ULTRAPASSADAS, velhos políticos suas práticas políticas antiquadas. 
Penso que devemos trocar as heráldicas frases "avançar no Brasil" pelo “alavancar o Brasil” (de alavanca) ou “guindar o Brasil” (verbo guindar [puxar para cima com guindaste]). Tal mudança é possível através do fomento de uma política pública simples e fluída nos trilhos da meritocracia. Debalde para a maioria, “avançar” no Brasil, já é prática consagrada pelo ritual da cleptomania. O que tem mudado é apenas as mandíbulas  e os estômagos, mas a abrasão é sempre a mesma no combalido corpo do nosso pobre país retalhado.
Avançar na política deveria partir do aproveitamento dos talentos desperdiçados da JUVENTUDE BRASILEIRA (do talento musical, da força esportiva, da beleza e flexibilidade da dança, das inclinações criativas para a ciência, das vocações e inteligências tantíssimas, nos termos do pensador norte-americano Howard Gardner, o pai da Teoria das Inteligências Múltiplas); HOJE, INFELIZMENTE, ENTREGUE ao sacrifício de professores provisórios - sem direitos trabalhistas,  trabalhando o dobro e ganhando a metade. Vale ressaltar, que no campo da qualificação, segundo levantamento das Associações de Professores, há estado que não tem dez professores com qualificação de Mestrado nos quadros das suas Secretarias de Educação. Já na Finlândia, a Lei reza que o professor para trabalhar com crianças e jovens deve entrar no serviço público com qualificação em nível de doutorado.
Não tem como o Brasil suportar mais o prejuízo financeiro, moral e social que causam estas pessoas - sem um projeto pessoal de vida - eternamente agregadas ao serviço público, em secretarias e ministérios criados, muitas vezes, apenas para acomodá-las nos cargos comissionados.
Isto é uma vergonha, caso de polícia e crime de responsabilidade em cadeia, uma vez que, notadamente, a principal atribuição destes comissionados é defender ferozmente seu "PAR-TIDO" político e seus líderes culpáveis, propagando o “tratamento falso e bajulador dos gabinetes”. É exatamente neste tipo de reação que o político “infla o ego” perdendo completamente a noção de relação social e de Estado - este último, considerado por ele um bem relativizado à propriedade grupal ou familiar.
Alavancar a política é possível através da CLÁUSULA DIAMANTINA PROIBITIVA DA REELEIÇÃO. No Brasil, a reeleição  eterniza  a política brasileira como  uma "PROFISSÃO VAMPIRA" que passa vergonhosamente e inescrupulosamente de pai para filho, em prejuízo da Nação e suas localidades.
Avançar na política deveria ser pela redução da carga tributária que faz o brasileiro pagar 70 mil reais por um "carro pelado", sabendo que, convertido em automóvel,  o mesmo bem é vendido a quarenta por cento do preço em uma concessionária mexicana ou americana. O que dizer do preço da gasolina em Foz do Breu - Acre, que custa 5, 6 reais, dinheiro que será desviado lá na ponta pela corrupção da PETROBRAS?
A política brasileira avançada deveria servir para  proteger nossas crianças de serem instruídas, a exemplo, por um professor de Geografia que trabalha no Centro-Oeste brasileiro, mas que - devido aos baixos salários, espoliação bancária e arrocho inflacionário - não conhece o mar.
Vamos começar a igualdade no Brasil pela modificação do O art. 45 da Constituição Federal efetivando a redução do número de deputados federais - de 513 para apenas 81 cadeiras (o mesmo número de senadores que hoje temos). O exercício executivo e  parlamentar não pode continuar mais sendo profissão que aposenta.
Além das nossas CRIANÇAS, que bem merecem hoje um BOM DIA!... o que dizer da área da saúde atual, da segurança pessoal da pessoa comum, da economia do trabalhador, da qualidade de vida para os idosos no Brasil?... Vamos pensar no Brasil enquanto é tempo, partindo do bom exemplo, boa educação e solidez do sentimento de pertinência a nação brasileira... A juventude reclama por uma oportunidade e lugar ao sol.

Desejo um feliz 12 de outubro, com futuro, à Lis e demais crianças do Brasil.