quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Orientações para trabalho de Educação Física Escolar


IMAGEM ILUSTRATIVA: AULA DE PILATES MINISTRADA PELO PROFESSOR RENÃ LEITE PONTES
 
TEMA 01

A NUTRIÇÃO DO ATLETA: PESQUISA SOBRE ALIMENTOS SAUDÁVEIS À SAÚDE HUMANA

1.      mel de cana

2.      limão

3.      cenoura

4.      açúcar mascavo

5.      castanha do Brasil

6.      lecitina de soja

7.      germe de trigo

8.      guaraná

9.      mel de abelhas

10.  levedo de cerveja

11.  glutamina elaborada

12.  whey protein

13.  farinha de Feijão Branco

14.  farinha de maracujá

15.  farinha de berinjela

16.  leite de soja

17.  linhaça

18.  tríbulus terrestris

TEMA 02

PRODUTOS QUE DEVEMOS EVITAR NA ALIMENTAÇÃO DO ATLETA

Partindo do princípio que a boa alimentação requer cuidados e disciplina, porções alimentares exatas e até renúncia, listamos alguns alimentos que não devem constar na alimentação do atleta objetivando lembrar e orientar o aluno a respeito de cuidados na ingestão desta classe de alimentos, a fim de evitarmos sobrecargas no organismo e riscos a saúde. São eles:

Refrigerantes e sucos adoçados com açúcar branco

produtos enlatados

produtos que contêm agrotóxicos (optar por produtos orgânicos)

açúcar cristalizado

açúcar refinado

aspartame

biscoitos doces

produtos com gordura trans

alimentos embutidos

alimentos transgênicos

frituras

carnes vermelhas em excesso
 

ORIENTAÇÕES GERAIS

O presente trabalho aborda a alimentação correta, a partir dos quatro elementos essências a nutrição humana. São eles: as vitaminas, as proteínas, os sais minerais e os carboidratos ou hidratos de carbono.
Partindo dos quatro elementos conhecidos, propõe a liberdade para pesquisar suas fontes , conferindo-lhe a autonomia para se posicionar criticamente, apresentando dados da pesquisa científica. Ex.: o(a) aluno(a) defende que os alimentos transgênicos não causam mal a saúde. Neste caso deverá apresentar suas ideias e fontes de pesquisa, posto que este trabalho é taxativo, ao inserir o referido tema no quadro dos alimentos prejudiciais a saúde humana e que, portanto, devem ser evitados.

Posicionamentos filosóficos e científicos a parte:
1- Cada grupo escolherá um tema apenas.

2- Os trabalhos deverão ser escritos com caneta azul.
3- Entregues na última semana de setembro (no dia respectivo da aula

de Educação Física do aluno)
4- Admite a participação da 01 (um), (02) dois ou 03 (três) componentes, no máximo.

5- Devem conter imagens ou desenhos, conforme o interesse do(s) alunos(s).
6- Podem ser organizado de forma tradicional, em papel pautado, em cartolina, ou outra forma didática, se for de interesse do grupo.

7- Devem conter
a) conceito com origem da palavra (etimologia)

b) origem natural – fonte de extração, cultivo ou elaboração do produto.
c) principais componentes. Ex.: proteínas (seus principais componentes são os peptídeos [aminoácidos], dentre os quais se destacam: cistina, valina, triptofano...).

d) aplicação terapêutica. Ex.: Cenoura - sabe-se que a cenoura contém o retinol (Vitamina A) além de uma substância precursora da vitamina A (beta – caroteno) e calciferol. Sabe-se que a deficiência (ou excesso) destas substâncias no organismo causa doença na pele e visão, como xeroftalmia (cegueira noturna), hemeralopia (visão deficiente em pouca luz) e fotofobia (sensação de dor e reação a luz).
e) bibliografia e fonte de pesquisa.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FOLHA DE ROSTO
Trabalho De Educação Física
Professor Renã Leite Pontes

TEMA 01
A NUTRIÇÃO DO ATLETA: PESQUISA SOBRE ALIMENTOS SAUDÁVEIS À SAÚDE HUMANA
TEMA 02
PRODUTOS QUE DEVEMOS EVITAR NA ALIMENTAÇÃO DO ATLETA

 Os trabalhos deverão conter : Nome Do Aluno, Número, Série e Turno

Nenhum comentário:

Postar um comentário