sexta-feira, 31 de maio de 2013

MODELO DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - TERCEIRA SÉRIE (ENSINO MÉDIO)


 

GOVERNO DO ESTDO DO ACRE

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE

ESCOLA GLÓRIA PEREZ


RECUPERAÇÃO N1 EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR / 2013

TERCEIRA SÉRIE - ENSINO MÉDIO - TURMA _______TURNO __________________

PROFESSOR RENÃ LEITE PONTES

ALUNO(A)  ____________________________________________________Nº__________

 
LEIA ATENTAMENTE O ENUNCIADO DA QUESTÃO 01 (E 02), COMPLETANDO A FRASE NO ESPAÇO SUBLINHADO COM A OPÇÃO CORRETA

01- Sua influência na Educação Física brasileira foi revestida de um elemento forte e duradouro. Preocupada com o “aperfeiçoamento da raça”, a tendência utilizou a Educação Física como uma atividade “aceleradora do processo de seleção natural”. Fundamentando-se no princípio de que “o homem adestrado tornar-se obediente”, a _______________________________ praticamente converteu-se no pensamento dominante da área, mais precisamente nas décadas de 40 e 50.

a)         Educação Física Higienista
b)         Educação Física Competitivista
c)         Educação Física Crítico Social
d)         Educação Física Pedagogicista
e)         Educação Física Militarista

02 - É graças, principalmente, a essa corrente, que devemos a legalização e a sobrevivência da Educação Física no Brasil e no Mundo, até os dias atuais.  A Tendência denominada _______________________________,  por sua natureza, também alterou a postura rígida e higiênica do professor no comando das aulas de Educação Física.

a)         Educação Física Militarista
b)         Educação Física Competitivista
c)         Educação Física Crítico Social
d)         Educação Física Pedagogicista
e)         Educação Física Higienista

LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES - DE 03 A 10 -, MARCANDO COM UM (X), A RESPECTIVA OPÇÃO CORRETA
 
03 - É dentro desta concepção que a Educação Física se reestrutura como prática reflexiva, convertendo-se em uma atividade capaz de olhar criticamente a si própria,  reconhecendo  que os seus conteúdos tradicionais também possuem uma história de valores. Assim, para a perspectiva, o objetivo já não é mais o simples aprimoramento das capacidades físicas e, tampouco, o simples rendimento esportivo, mas sim o compromisso de oportunizar aos alunos a apropriação da cultura corporal historicamente produzida pela humanidade. O enunciado aqui descrito encontra suas bases na Tendência Pedagógica denominada:

(   )         Educação Física Crítico Social
(   )         Educação Física Competivista
(   )         Educação Física Pedagogicista
(   )         Educação Física Militarista
(   )         Educação Física Popular

04 - A Educação Física brasileira, segundo diretrizes emanadas do Ministério da Educação - MEC, deve apresentar- se na escola, a partir de 03 (três) blocos de conteúdos que o professor deve ensinar ao longo do percurso do alunado pelas diferentes séries. Segundo o texto: “O que é Educação Física?”, um bloco, em particularmente, é: “...talvez o mais importante à medida que se relaciona com os outros dois”.  Este bloco de conteúdos, do qual trata o enunciado, denomina-se:

(   )     Dança - porque melhora a coordenação neuromuscular do praticante.
(   )     Conhecimentos sobre o corpo -  porque oportuniza ao aluno o conhecimento da Fisiologia Humana  (estudo das funções do organismo).
(   )     Jogos populares e/ou tradicionais - porque desenvolve no  alunado o “senso de pertencimento  cultural”.
(   )      Atividades rítmicas e expressivas - porque capacita o aprendiz a utilizar o corpo como meio de expressão corporal, tal como no teatro.
(   )      Esportes - devido ao grande interesse da comunidade escolar e da capacidade de mobilização de pessoas  que suas práticas encerram.

05 - Estabelecida uma nova ordem mundial, uma concepção da Educação Física ganha força no período pós-guerra (1945-1964), no Brasil. Segundo ela, a prática da educação física é capaz de instruir e educar, além de levar a juventude a aceitar as regras de convívio social e suas peculiaridades culturais, físico-morfológicas e psicológicas. Os objetivos aqui expressos nos remetem aos fundamentos da tendência pedagógica denominada:

(   )         Educação Física Crítico Social
(   )         Educação Física Popular
(   )         Educação Física Competivista
(   )         Educação Física Pedagogicista
(   )         Educação Física Higienista
 
06 - O termo Educação Física nos remete à ideia de “educar o físico”. A disciplina nasceu como uma área do saber, atrelada historicamente aos métodos de dominação humana (mesmo pelo simples “gasto do tempo livre”), cujo objetivo era disciplinar os indivíduos, a partir dos seus corpos. Segundo o conceito de “Corpos dóceis”, do filósofo francês Michel Foucault, para atingir este objetivo, a educação física se vale de um mecanismo muito sutil denominado:

(   )        Distinção entre corpo e mente
(   )        Controle da conduta
(   )        Hierarquia  e autoridade
(   )        Vigia (inclusive psicológica - quando o indivíduo, ainda que não sendo - sente-se vigiado).
(   )        Educação Física Militarista

07  - Nos anos finais do Império e no período da Primeira República (1889-1930), uma concepção da Educação Física - na época, conhecida pelo nome de “Ginástica” (gymnastic) - desempenha um papel particularmente forte, a serviço do estado e das elites dominantes. Segundo esta concepção, cumpre à educação física um papel fundamental na formação de corpos (homens e mulheres) sadios, fortes, dispostos à ação e preocupados com o saneamento público, na busca de uma sociedade livre das doenças infecciosas. Estes postulados encontram suas raízes na Tendência Pedagógica da Educação Física denominada: 

(   )         Educação Física Crítico Social
(   )         Educação Física Popular
(   )         Educação Física Higienista
(   )         Educação Física Pedagogicista
(   )         Educação Física Competivista
 
08 - É curioso observar, que até a década de 70, a Educação Física foi considerada uma prática inócua e descarregada de potencial político. Por esse motivo, a disciplina não oferecia resistência a perspectiva política, conservadora e utilitária que se aproveitava das suas práticas: a preparação física, a prática esportiva e a ideia de neutralidade política da Educação Física eram os ideais inalienáveis da época. A partir da década de 80, diversos estudiosos e intelectuais contribuíram para que a educação física se renovasse, passando a ser mais bem compreendida... É, justamente nesse contexto que podemos identificar a Concepção Pedagógica da Educação Física conhecida como:

(   )         Educação Física Popular
(   )         Educação Física Competivista
(   )         Educação Física Pedagogicista
(   )         Educação Física Militarista
(   )         Educação Física Crítico Social

09 - Ao contrário das demais Tendências Pedagógicas, esta concepção da educação física não revela uma produção teórica. Ela se sustenta quase que exclusivamente numa “teorização” transmitida oralmente entre as gerações de pessoas trabalhadoras do país.  Este enunciado encontra seu fundamento na tendência pedagógica denominada:

(   )         Educação Física Crítico Social
(   )         Educação Física Competivista
(   )         Educação Física Pedagogicista
(   )         Educação Física Militarista
(   )         Educação Física Popular
 
10 – “Historicamente, é possível resgatar na Educação Física, uma concepção que se desenvolveu com e contra as concepções ligadas à ideologia dominante. A novidade é que a nova tendência não se preocupa com a saúde pública -, pois essa questão esta ligada a organização econômica e política do país - tampouco se preocupa em disciplinar corpos e, muito menos, está voltada para a busca de medalhas”.  A concepção pedagógica da Educação Física que melhor representa as afirmativas acima citadas é:

(   )         Educação Física Crítico Social
(   )         Educação Física Competivista
(   )         Educação Física Popular
(   )         Educação Física Militarista
(   )         Educação Física Pedagogicista

 
 
 
“O esporte não forma o caráter, apenas revela-o”

Heywood Braun
 

ATENÇÃO: UTILIZE CANETA DE TINTA AZUL PARA PRENCHER OS CAMPOS SOLICITADOS. MARQUE AS SUAS RESPOSTAS COLORINDO DENTRO DA ÁREA RESERVADA À LETRA CORRESPONDENTE A CADA RESPOSTA, SEM EXCEDÊ-LA, CONFORME O MODELO:

 
        

 

01
02
03
04
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09
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