GOVERNO
DO ESTDO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE
EDUCAÇÃO E ESPORTE
ESCOLA GLÓRIA PEREZ
RECUPERAÇÃO
N1 EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR / 2013
TERCEIRA SÉRIE - ENSINO
MÉDIO - TURMA _______TURNO __________________
PROFESSOR
RENÃ LEITE PONTES
ALUNO(A) ____________________________________________________Nº__________
01- Sua influência na Educação Física
brasileira foi revestida de um elemento forte e duradouro. Preocupada com o
“aperfeiçoamento da raça”, a tendência utilizou a Educação Física como uma
atividade “aceleradora do processo de seleção natural”. Fundamentando-se no
princípio de que “o homem adestrado tornar-se obediente”, a _______________________________
praticamente converteu-se no pensamento dominante da área, mais precisamente nas
décadas de 40 e 50.
a) Educação Física Higienista
b) Educação Física Competitivistac) Educação Física Crítico Social
d) Educação Física Pedagogicista
e) Educação Física Militarista
02 - É graças, principalmente, a essa
corrente, que devemos a legalização e a sobrevivência da Educação Física no
Brasil e no Mundo, até os dias atuais. A
Tendência denominada _______________________________, por sua natureza, também alterou a postura
rígida e higiênica do professor no comando das aulas de Educação Física.
a) Educação Física Militarista
b) Educação Física Competitivistac) Educação Física Crítico Social
d) Educação Física Pedagogicista
e) Educação Física Higienista
LEIA
ATENTAMENTE OS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES - DE 03 A 10 -, MARCANDO COM UM (X), A
RESPECTIVA OPÇÃO CORRETA
03 - É dentro desta concepção que a Educação
Física se reestrutura como prática reflexiva, convertendo-se em uma atividade
capaz de olhar criticamente a si própria,
reconhecendo que os seus
conteúdos tradicionais também possuem uma história de valores. Assim, para a
perspectiva, o objetivo já não é mais o simples aprimoramento das capacidades
físicas e, tampouco, o simples rendimento esportivo, mas sim o compromisso de
oportunizar aos alunos a apropriação da cultura corporal historicamente
produzida pela humanidade. O enunciado aqui descrito encontra suas bases na
Tendência Pedagógica denominada:
( )
Educação Física Crítico Social
( )
Educação Física Competivista( ) Educação Física Pedagogicista
( ) Educação Física Militarista
( ) Educação Física Popular
04 - A Educação Física brasileira, segundo
diretrizes emanadas do Ministério da Educação - MEC, deve apresentar- se na
escola, a partir de 03 (três) blocos de conteúdos que o professor deve ensinar
ao longo do percurso do alunado pelas diferentes séries. Segundo o texto: “O
que é Educação Física?”, um bloco, em particularmente, é: “...talvez o mais
importante à medida que se relaciona com os outros dois”. Este bloco de conteúdos, do qual trata o enunciado,
denomina-se:
( )
Dança - porque melhora a coordenação neuromuscular do praticante.
( )
Conhecimentos sobre o corpo -
porque oportuniza ao aluno o conhecimento da Fisiologia Humana (estudo das funções do organismo).( ) Jogos populares e/ou tradicionais - porque desenvolve no alunado o “senso de pertencimento cultural”.
( )
Atividades rítmicas e expressivas - porque capacita o aprendiz a
utilizar o corpo como meio de expressão corporal, tal como no
teatro.
( )
Esportes - devido ao grande interesse da comunidade escolar e da capacidade
de mobilização de pessoas que suas práticas encerram.
05 - Estabelecida uma nova ordem mundial, uma
concepção da Educação Física ganha força no período pós-guerra (1945-1964), no
Brasil. Segundo ela, a prática da educação física é capaz de instruir e educar,
além de levar a juventude a aceitar as regras de convívio social e suas
peculiaridades culturais, físico-morfológicas e psicológicas. Os objetivos aqui
expressos nos remetem aos fundamentos da tendência pedagógica denominada:
( )
Educação Física Crítico Social
( )
Educação Física Popular ( ) Educação Física Competivista
( ) Educação Física Pedagogicista
( ) Educação Física Higienista
06 - O termo Educação Física nos remete à
ideia de “educar o físico”. A disciplina nasceu como uma área do saber,
atrelada historicamente aos métodos de dominação humana (mesmo pelo simples “gasto
do tempo livre”), cujo objetivo era disciplinar os indivíduos, a partir dos
seus corpos. Segundo o conceito de “Corpos dóceis”, do filósofo francês Michel
Foucault, para atingir este objetivo, a educação física se vale de um mecanismo
muito sutil denominado:
( )
Distinção entre corpo e mente
( )
Controle da conduta( ) Hierarquia e autoridade
( ) Vigia (inclusive psicológica - quando o indivíduo, ainda que não sendo - sente-se vigiado).
( ) Educação Física Militarista
07 - Nos
anos finais do Império e no período da Primeira República (1889-1930), uma
concepção da Educação Física - na época, conhecida pelo nome de “Ginástica”
(gymnastic) - desempenha um papel particularmente forte, a serviço do estado e
das elites dominantes. Segundo esta concepção, cumpre à educação física um papel
fundamental na formação de corpos (homens e mulheres) sadios, fortes, dispostos
à ação e preocupados com o saneamento público, na busca de uma sociedade livre
das doenças infecciosas. Estes postulados encontram suas raízes na Tendência
Pedagógica da Educação Física denominada:
( )
Educação Física Crítico Social
( )
Educação Física Popular ( ) Educação Física Higienista
( ) Educação Física Pedagogicista
( ) Educação Física Competivista
08 - É curioso observar, que até a década de
70, a Educação Física foi considerada uma prática inócua e descarregada de
potencial político. Por esse motivo, a disciplina não oferecia resistência a
perspectiva política, conservadora e utilitária que se aproveitava das suas
práticas: a preparação física, a prática esportiva e a ideia de neutralidade
política da Educação Física eram os ideais inalienáveis da época. A partir da
década de 80, diversos estudiosos e intelectuais contribuíram para que a
educação física se renovasse, passando a ser mais bem compreendida... É, justamente
nesse contexto que podemos identificar a Concepção Pedagógica da Educação
Física conhecida como:
( )
Educação Física Popular
( )
Educação Física Competivista( ) Educação Física Pedagogicista
( ) Educação Física Militarista
( ) Educação Física Crítico Social
09 - Ao contrário das demais Tendências Pedagógicas,
esta concepção da educação física não revela uma produção teórica. Ela se
sustenta quase que exclusivamente numa “teorização” transmitida oralmente entre
as gerações de pessoas trabalhadoras do país.
Este enunciado encontra seu fundamento na tendência pedagógica
denominada:
( )
Educação Física Crítico Social
( )
Educação Física Competivista( ) Educação Física Pedagogicista
( ) Educação Física Militarista
( ) Educação Física Popular
10 – “Historicamente, é possível resgatar na
Educação Física, uma concepção que se desenvolveu com e contra as concepções
ligadas à ideologia dominante. A novidade é que a nova tendência não se
preocupa com a saúde pública -, pois essa questão esta ligada a organização
econômica e política do país - tampouco se preocupa em disciplinar corpos e, muito menos, está voltada para a busca de
medalhas”. A concepção pedagógica da
Educação Física que melhor representa as afirmativas acima citadas é:
( )
Educação Física Crítico Social
( )
Educação Física Competivista( ) Educação Física Popular
( ) Educação Física Militarista
( ) Educação Física Pedagogicista
Heywood Braun
ATENÇÃO:
UTILIZE CANETA DE TINTA AZUL PARA PRENCHER OS CAMPOS SOLICITADOS. MARQUE AS
SUAS RESPOSTAS COLORINDO DENTRO DA ÁREA RESERVADA À LETRA CORRESPONDENTE A CADA
RESPOSTA, SEM EXCEDÊ-LA, CONFORME O MODELO:
01
|
|||||
02
|
|||||
03
|
|||||
04
|
|||||
05
|
|||||
06
|
|||||
07
|
|||||
08
|
|||||
09
|
|||||
10
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário