quarta-feira, 2 de maio de 2012

Qual a melhor maneira de realizar a suplementação alimentar?


Trabalho compilado - em pesquisa na internet - pela aluna JÉSSICA MORGANA BRUSCHI, Nº 22, 3º ano A da Tarde - Escola Prof. José Rodrigues Leite e corrigido pelo Prof. RENÃ LEITE PONTES.

A suplementação exerce grande influência positiva em diversos aspectos fisiológicos do nosso organismo, porém, para alguém alcançar estes resultados com segurança, é preciso seguir alguns procedimentos e condutas. São elas:
- Antes de iniciar um programa de suplementação, procure um nutricionista para orientá-lo e acompanhá-lo durante todo o processo.
- Deve-se dar preferência aos produtos nos quais pesquisas científicas comprovem seus efeitos.
- Associado a sua suplementação, não se esqueça de manter uma dieta balanceada, prescrita por uma nutricionista.
- Lembre-se que só a suplementação não basta para atingir seus objetivos, é preciso também ter uma atividade física regular monitorada por um professor de Educação Física;
- Qualquer alteração ou desconforto que ocorra em seu organismo durante o período de suplementação deve ser informado ao responsável.
Por fim, você deve compreender que a suplementação esportiva é um procedimento restrito a casos e situações especiais diagnosticadas por profissionais qualificados, nos quais a eventual utilização deve sempre decorrer da prescrição e do acompanhamento multidisciplinar.

OS SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS E PROTEICOS
1º Lugar – Whey Protein 
Prós – De nada adianta usar qualquer outro tipo de suplemento, se a sua dieta está carente em proteína naturais. A proteína é o componente chave para quem realmente deseja conquistar massa muscular. A Whey Protein é a proteína de absorção mais rápida  e apresenta um aminograma completo.
Contras - Wheys de qualidade podem ser bem caros.
2º Lugar – Creatina
Prós - O suplemento mais famoso do mundo, gera um aumento expressivo de força, explosão muscular e ganho de massa muscular.
Contras - A sua venda na forma mais pura está proibida no Brasil.
3º Lugar – Multivitamínicos
Prós – Aceleram a recuperação muscular e contribuem para a manutenção do corpo humano. São vitais para a saúde.
Contras – Uma dieta bem balanceada pode suprir toda a necessidade do corpo por vitaminas e minerais, afetando o custo x benefício do produto.
4º Lugar – NO2, Óxido Nítrico
Prós - Gera um aumento de força e explosão muscular devido a dilatação dos vasos sanguíneos.
Contras – Tem um custo - benefício ruim comparado a creatina, que tem propriedades semelhantes e vendida a menor custo.
5º Lugar – Substitutos de Refeição
Prós - Podem substituir uma refeição no horário em que o consumo de alimentos se torna inviável. Contém grande quantidade de proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, minerais e fibras.
Contras - O produto se torna muito caro quando comparado a uma boa refeição que pode conter os mesmos (ou mais) nutrientes importantes para o crescimento muscular.
6º Lugar – Hipercalóricos
Prós – Contém doses cavalares de calorias, o que é perfeito para quem tem problemas para ganhar peso e massa muscular.
Contras – A maioria dos produtos contém uma mistura pobre de proteínas e carboidratos, se o seu uso for abusivo ou incorreto pode gerar acúmulo de gordura.
7º Lugar – Glutamina
Prós - Glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo humano, é produzido naturalmente pelo mesmo. Após o treino ocorre uma queda drástica deste aminoácido, o que pode prejudicar a recuperação. A suplementação pode evitar este problema e aprimorar o ganho de massa muscular.
Contras - O custo - benefício deste suplemento é muito ruim, tornando muito caro o preço de cada dose.
8º Lugar – ZMA
Prós - O ZMA é um composto mineral que ajuda na estimulação e liberação do hormônio mais anabólico do corpo - a testosterona. O que conseqüentemente gera um aumento de massa muscular e força.
Contras – Os resultados não são visíveis em um curto período de tempo, mas isto é apenas um problema para os apressadinhos que esperam resultados da noite para o dia ou geram uma expectativa exagerada sobre o produto.
9º Lugar – BCAAs
Prós - São aminoácidos de cadeia ramificada, essenciais para a reconstrução e recuperação muscular.
Contras - São encontrados em altas quantidades nos Wheys Proteins, o que prejudica o custo - benefício do produto.
10º Lugar – Packs, etc.
Prós – A maioria apresenta um alto índice de vitaminas e minerais, o que pode ajudar na manutenção do corpo humano, prevenir overtrainings e ajudar na recuperação muscular.
Contras - O custo - Benefício é ruim, o que o torna o multivitamínico muito caro. Devido ao grande marketing e o seu nome extremamente chamativo, este produto pode gerar uma expectativa irrealreal para o iniciante.

RAÇÃO HUMANA
1- Linhaça
É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, tem ação anti-inflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.
2- Colágeno
Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.
3- Fibra de trigo
Estimula os movimentos naturais do intestino, combate a prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.
4- Aveia
Contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção destas pelo organismo. A aveia auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos. Por isso ela é tão utlizada em produtos de beleza.
5- Leite de Soja
É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso. Ele também contém um hormônio natural vegetal que age no organismo como estrogênio, ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa. Auxilia também na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer; fornecendo ao organismo a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.
6- Açúcar mascavo
Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.
7- Castanha do Acre
É excelente fonte de ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. É relativamente rica, ainda em vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contém quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. As amêndoas são ótimas para curar o stress, a depressão, a fadiga e o colesterol elevado. Seu status se dá, em especialmente devido a presença de uma importante proteína: a excelsina - que possui 17 ácidos aminados convencionais, além de selênio e cromo.
Gergelim
Alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Possui muitas fibras, cálcio e ferro, constituindo-se num ótimo complemento alimentar. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorroidas, gastrites, ulcera, prisão de ventre, pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.
Gérmen de Trigo
Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldades de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções. Combate também doenças reumáticas, como o torcicolo, reumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.
Gergelim

Levêdo de Cerveja - aguardando edição

Lecitina de soja - aguardando edição

Farinha de Feijão Branco - aguardando edição

Farinha de berinjela - aguardando edição


Nenhum comentário:

Postar um comentário