quarta-feira, 25 de junho de 2014

IMPLICAÇÕES DO ENVELHECIMENTO E SEDENTARISMO NO FUNCIONAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL


_________________________________________________________________________
Por Renã Leite Pontes*  

Não faz muito tempo que nas comunidades as pessoas caminhavam para ir trabalhar, a maioria das atividades no trabalho - e até no lazer - estavam, de alguma maneira, relacionadas ao esforço físico. Com a popularização do automóvel, do telefone e da tecnologia no trabalho, o uso do corpo nas atividades humanas foi suprimido de tal maneira que, nos dias atuais, até as crianças tiveram sua participação reduzida no universo dos jogos lúdicos e brincadeiras populares, para dedicarem-se a outras atividades, principalmente àquelas relacionadas à preparação para as futuras exigências do mercado de trabalho.
No mundo atual, o dever de buscar os meios adequados para se obter saúde e qualidade de vida foi sendo transferido, gradativamente, do estado ao cidadão. Em meio a este verdadeiro “mexa-se quem puder”, tornamo-nos vítimas das limitações espaciais urbanas e do sedentarismo. Este último, um mal silencioso (agravável pelo fator idade), que desencadeia em todos os sistemas e funções do organismo as doenças chamadas ‘hipocinéticas’, sendo a doença da coluna vertebral e costas a líder absoluta do ranking das causas de afastamento do trabalho, perfazendo, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social, um total de quase 180 mil licenças anuais.

Geralmente, as queixas dolorosas da coluna mais relacionadas à atrofia muscular por inatividade, respondem positivamente a um programa racional de exercícios físicos indicados por profissional, principalmente, quando o praticante consegue aderir a novos hábitos posturais e alimentares e insere na sua rotina de exercícios, um programa de fortalecimento muscular específico, associado ao alongamento.
Realmente, é na sua versão preventiva, que a atividade física orientada converte-se em importante fator de proteção da coluna vertebral, uma vez que fortalece os músculos oblíquos e reto do abdômen, a musculatura paravertebral, dorsal e os músculos que compõem o assoalho pélvico - esses últimos, estruturas importantíssimas para a proteção da coluna e dos discos intervertebrais. É precisamente no disco intervertebral que ocorre a protusão discal e a hérnia de disco, mais comumente na região lombar.
Destaque-se, ainda que, embora nem todas as vértebras sejam separadas por disco, na região lombar, cada vértebra possui, o seu respectivo disco intervertebral - estrutura constituída de um núcleo pulposo e um anel fibroso.  Fazendo analogia a um ovo frito, o núcleo pulposo seria a gema do ovo (região central) e a clara do ovo, (a região periférica) que retém o núcleo pulposo, seria o anel fibroso.   
Quando um quadro doloroso é desencadeado a partir da realização de movimentos simples, como por exemplo, se vergar para frente, espirrar, agachar-se, caminhar ou permanecer sentado por algum tempo, em tese, o espasmo doloroso indica um histórico de lesão em algum ponto do sistema mio-ósteo-tendino-ligamentar-articular. Em havendo investigação médica, se o exame específico (ressonância magnética ou tomografia computadorizada) solicitado pelo ortopedista ou neurologista constatar que a “clara do ovo” (anel fibroso externo) sofreu fissura ou deformação, por não conseguir reter ou suportar o núcleo pulposo, algo semelhante a uma deformação ou “bucho” de pneu, neste caso, estará constatada - com maior ou menor gravidade - a protusão discal.
A protusão discal é um quadro geralmente doloroso porque a região periférica do anel fibroso é inervada pelos ramos dos nervos sinovertebral e vertebral, justamente para deflagrar um sinal do perigo (dor) de agravamento que acompanha a protusão discal, se não houver tratamento adequado com repouso da articulação.
Já a hérnia de disco é um quadro clínico mais grave - desencadeado, na maioria dos casos, por uma protusão prévia - porque envolve a ruptura total do anel fibroso (clara do ovo) com expulsão ou extrusão do núcleo pulposo do disco envolvido. Alguns profissionais médicos denominam esses casos mais graves de “hérnia de disco com segmento extruso”.
Mas, independentemente de terminologias, a hérnia discal extrusa é um estágio mais avançado e infeliz de degeneração da coluna vertebral, porque compromete outras estruturas nervosas, causa estreitamento do canal medular (estenose), deflagrando um quadro de espasmo muscular dolorosíssimo e incapacitante, podendo - nos casos mais graves - comprometer ou impossibilitar a postura bípede e a marcha, inclusive, assumir uma natureza gravíssima, se desencadear a “síndrome da cauda equina” - uma emergência médica caracterizada pelos sintomas de dor aguda na coluna lombar acompanhada de incontinência urinária, fecal e sentimento de anestesia na área interna das coxas.
É importante ressaltar que outras patologias podem provocar sintomas parecidos com os da hérnia de disco: cálculos renais, tumores e suas metástases, problemas vasculares, osteoporose, aneurismas, entre outras. Por isso, é importante procurar socorro médico especializado para a realização de um exame clínico detalhado até chegar-se a um diagnóstico preciso. Na larga maioria dos casos o tratamento é relativamente simples: repouso, analgésicos e anti-inflamatórios costumam ser eficazes na reversão de quadros incipientes, até o paciente ser encaminhado à fisioterapia para recuperar a funcionalidade dos movimentos corporais e eliminar a dor.
Se houver outra indicação, visando o bem-estar do paciente, o profissional médico
poderá fazer uso de um amplo espectro de recursos como a rizotomia química (infiltração de corticoide na coluna), cirurgia minimamente invasiva e, se a gravidade do caso exigir, indicar a artrodese (cirurgia com fixação de parafusos).
O hábito de realizar atividades físicas e cuidar da coluna deve ser estimulado na vida das pessoas, pois a coluna vertebral por ser um eixo que se conecta com as estruturas ósseas e articulares dos membros, necessita da perfeita sintonia com seus ligamentos e músculos para realizar movimentos amplos e sem dor. Ter uma vida saudável depende muito da saúde da coluna vertebral. Nunca é tarde para ter mais qualidade e bem-estar na vida, portanto, mexa-se!
------------
Renã Leite Pontes – Escritor e poeta; Membro Vitalício da International Writers end Artists Association - IWA, Toledo, Ohio, USA; Membro Honorário do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - IMBRASCI, RJ; Membro Fundador da Academia dos Poetas Acreanos; Professor de Educação Física, no Acre.





Nenhum comentário:

Postar um comentário